terça-feira, 3 de novembro de 2009

Incentivadores

Outro dia li num blog (confesso, não lembro qual) sobre essa coisa de torcidas que movem os times e tals.
Sinceramente, não sei se torcida ganha jogo... Se assim fosse, Flamengo já era campeão e Corinthians vice. Mas uma coisa é certa: os torcedores dão muuuito lucro viu!

Tô falando sobre isso porque estou trabalhando numa pesquisa pra faculdade sobre isso: o marketing dos grandes clubes paulistas. Meu, o Corinthians ganha HORRORES com essa coisa de "Bando de louco", com a Gaviões e, principalmente com o Ronaldo né! Ano que vem o Timão faz 100 anos, ai sím (fomos surpreendidos novamente, hahaha) o departamento de marketing vai deitar e rolar... Vai ser produto que não acaba mais.

Mas quer saber? Eles tão certos... Hoje o Fla tem mais ou menos 33 milhões de torcedores (meldels é gente demaiiis!), já imaginou vender 33 milhões de vezes uma camiseta por, sei lá, 10 conto?! Afe, eu tava nadando na grana, de boa.
Sei lá, tava com vontade de falar da gente, dos maiores incentivadores de nossos times. Acima de qualquer dinheiro, acho que torcer é uma coisa sem descrição... Acho lindo a galera gritando, chorando. Sem torcida os times não existem.

Um comentário:

  1. Olá!

    Perfeita análise. Os clubes brasileiros ainda engatinham no marketing esportivo, só agora estão começando a dar valor a isso.

    Um ponto interessante pra se analisar, e que é o que me faz defender a inversão do calendário brasileiro: os amistosos de pré-temporada fora do país. Imagina como os clubes poderiam arrecadar com isso, tipo um Flamengo indo jogar contra o Barcelona, o São Paulo contra o Arsenal, imagina como iria expor a marca dos clubes brasileiros. Porém, o calendário brasileiro corta esse viés de marketing que os clubes poderiam ter.


    Beijos!

    ResponderExcluir